
Vale S.A.
Serviços prestados para a Vale
Participação no Projeto de Pesquisa para Redução de Poeira em Sistemas Viários das Minas da Vale
Este projeto tem como objetivo aplicar as diretrizes do PGS-004292, utilizando produtos e/ou materiais aditivos para reduzir a emissão de material particulado, diminuir os custos de manutenção e otimizar a adequação do sistema viário das minas da Vale. A abordagem do projeto inclui pesquisas técnicas com ensaios laboratoriais e de campo, utilizando materiais provenientes das minas, com e sem a adição de produtos supressores de poeira. A construção de um simulador de carga (Acelerador Linear de Tráfego), para aplicação de carga em laboratório, além de testes de campo e monitoramento com instrumentação especializada.
Atividades realizadas:
Coleta de amostras em diversas minas da Vale para ensaios de caracterização física, química e mineralógica de amostra coletadas de solos e rejeitos;
Desenvolvimento do Acelerador Linear de Tráfego;
Realização de reuniões com fornecedores de polímeros;
Aquisição de sensores e data loggers para o acelerador;
Emissão de relatórios e laudos técnicos;
Supervisão de ensaios laboratoriais e de campo.
Participação no Projeto de caracterização para o reaproveitamento da escória de Onça Puma, operada pela Vale no estado do Pará, na região Norte do Brasil.
O projeto visa a execução de ensaios para o reaproveitamento da escória de Onça Puma na estrutura dos pavimentos flexíveis em concreto asfáltico e como lastro em pavimento ferroviário.
A caracterização tem como objetivo compreender e quantificar o desempenho funcional da escória de ferro-níquel na estrutura dos pavimentos flexíveis em concreto asfáltico como lastro em pavimento ferroviário. A pesquisa também envolve uma análise das peculiaridades dos agregados, assim como o comportamento mecânico de misturas asfálticas associadas a esse material
Atividades realizadas:
Coordenação e análise dos ensaios de caracterização de agregados para pavimentação asfáltica e ferroviária, de mistura betuminosa a quente (PTM 130) e solos;
Prestação de consultorias especializadas e elaboração de relatórios técnicos.
Participação no Projeto EFVM – Ensaios de campo para a determinação da capacidade de suporte, deformabilidade e módulo de resiliência da plataforma, com georreferenciamento da espessura do lastro ferroviário da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
O projeto visou a execução de ensaios de campo para determinar a capacidade de suporte da plataforma e realizar o levantamento da espessura do lastro da EFVM, com a finalidade de uniformizar os procedimentos de projeto, construção e manutenção preditiva da malha ferroviária.
Atividades realizadas:
Percorremos 163 km da EFVM, realizando ensaios de rigidez e módulo de Young com o GeoGauge nas plataformas das linhas 1 e 2, a cada quilômetro. Além disso, realizamos o georreferenciamento dos pontos de ensaio e o levantamento da altura do lastro em cada ponto analisado.
Galeria de fotos


























